Arte e Fé - Visões da Criação



Esta página será dedicada à apresentação e descrição de obras de arte relacionadas com a Criação, uma vez que esta foi uma referência catequética para as mais diversas manifestações artísticas ao longo dos séculos, tanto em ambientes religiosos quanto ao ar livre e em obras para particulares.

Deixo como uma pequenina semente para o que quero mostrar, a citação de Bento XVI (2009): "Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação. A busca da paz por parte de todos os homens de boa vontade será, sem dúvida alguma, facilitada pelo reconhecimento comum da relação indivisível que existe entre Deus, os seres humanos e a criação inteira." 

Obs.: O Blogger tem alterado as formatações dos textos. Logo, não estranhe as diferenças nos tamanhos de fontes. Cansei de tentar resolver isto...





Igreja Monumental de São Miguel Arcanjo
(Chiesa Monumentale di San Michele Arcangelo)
Anacapri, Ilha de Capri - Itália


Fonte: Chiesa di San Michele (2007).


Fonte: Chiesa di San Michele (2007).

Na imagem, detalhe do piso em majólica da pequenina igreja de São Miguel Arcanjo em Anacapri, uma cidade localizada na ilha de Capri, Itália. Há um primoroso painel de Leonardo Chiaiese sobre a Criação (1761) que pode ser apreciado em: https://chiesa-san-michele.com/lg/en/index.htm.

Clique no diagrama de piso - The Famous Floor - e veja os detalhes ampliados. Ou procure a galeria sobre a igreja no site TripAdvisor (nada ganho em citá-lo, mas a qualidade das imagens e os detalhes são muito melhores).

Repare em alguns detalhes do painel:

1. Nas espécies retratadas da fauna, estas eram reais ou do imaginário popular e como se posicionam na composição? Foram incluídas espécies do "novo mundo"?;

2. A simbologia gestual de Adão, Eva e do Anjo;

3. Que o maldito se pendura na Árvore da Vida, mas não faz parte da mesma;

4. Como a coruja, símbolo antigo de sabedoria por povos pagãos, se encontra também na árvore;

5. Se as estrelas representam constelações conhecidas;

6. A harmonia na convivência das espécies da fauna que, segundo a Bíblia de Jerusalém, em Gênesis 1, 30: "A todas feras, a todas as aves do céu, a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou como alimento toda a verdura das plantas", e assim se fez". 

Neste momento, vale relembrar, também Adão e Eva viviam de ervas e frutos de espécies que dão sementes. 

7. A diversidade botânica;

8. Onde está o pavão, símbolo da vaidade?

Não sou especialista em História da Arte, logo não espere algo rebuscado, mas o que proponho é um olhar mais atento e que interprete de modo simples a catequese inscrita na obra de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário