26 de maio de 2021

Mensagem do Santo Padre Francisco para o lançamento da plataforma Laudato Si'

 

Queridos irmãos e irmãs:

 

Com a encíclica Laudato Si', promulgada em 2015, convidava todas as pessoas de boa vontade a cuidar da Terra, que é a nossa casa comum. Há muito que esta casa que nos acolhe sofre as feridas que causamos por uma atitude predatória, que nos faz sentir donos do planeta e dos seus recursos e nos autoriza a um uso irresponsável dos bens que Deus nos deu.


Hoje, essas feridas se manifestam de forma dramática em uma crise ecológica sem precedentes que afeta o solo, o ar, a água e, em geral, o ecossistema em que vive o ser humano. A atual pandemia também trouxe à luz ainda mais o grito da natureza e dos pobres, que são os que mais sofrem, mostrando que tudo está interligado e interdependente e que a nossa saúde não está separada da saúde do meio ambiente em que vivemos.


Precisamos, portanto, de uma nova abordagem ecológica que transforme nossa forma de habitar o mundo, nosso estilo de vida, nossa relação com os recursos da Terra e, em geral, nossa maneira de ver o ser humano e viver a vida. Uma ecologia humana integral, que envolve não só as questões ambientais, mas também o homem como um todo, torna-se capaz de ouvir o grito dos pobres e de ser fermento para uma nova sociedade.


Temos uma grande responsabilidade, principalmente com as gerações futuras. Que mundo queremos deixar para nossos filhos e jovens? Nosso egoísmo, nossa indiferença e nossa irresponsabilidade ameaçam seu futuro! Por isso renovo o meu apelo: cuidemos da nossa "mãe" Terra, superemos a tentação do egoísmo que nos torna predadores dos recursos, cultivemos o respeito pelos dons da terra e da criação, inauguremos finalmente um estilo de vida e uma sociedade sustentável: temos a oportunidade de preparar um amanhã melhor para todos. Das mãos de Deus recebemos um jardim; não podemos deixar nossos filhos no deserto.


Neste contexto, no dia 24 de maio de 2020, proclamei o ano Laudato Si', cuja organização foi confiada ao Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral. Agradeço a todos que celebraram este ano com tantas iniciativas. Hoje tenho o prazer de anunciar que o ano de Laudato Si' se traduzirá em um projeto de ação concreto, a Plataforma de Ação Laudato Si', uma jornada de sete anos em que nossas comunidades se empenharão de diferentes maneiras para se tornarem plenamente sustentáveis, no espírito da ecologia integral.


Desejo, então, convidar a todos a empreenderem juntos este caminho e, em particular, dirijo-me a estas sete realidades: famílias - paróquias e dioceses - escolas e universidades - hospitais - empresas e fazendas agrícolas - organizações, grupos e movimentos - instituições religiosas. Trabalhar juntos. Só assim podemos criar o futuro que queremos: um mundo mais inclusivo, fraterno, pacífico e sustentável.


Em uma jornada que durará sete anos, seremos guiados pelos sete objetivos do Laudato Si', que nos apontarão na direção à medida que buscamos a visão da ecologia integral: a resposta ao grito da Terra, a resposta a o grito dos pobres, a economia ambiental, a adoção de estilo de vida simples, a educação ambiental, a espiritualidade ecológica e o envolvimento da comunidade.


Há esperança. Todos podem colaborar, cada um com a sua cultura e experiência, cada um com as suas iniciativas e capacidades, para que a nossa "mãe" Terra recupere a sua beleza original e a criação volte a brilhar segundo o desígnio de Deus.


Que Deus abençoe cada um de vocês e abençoe nossa missão de reconstruir nossa casa comum. 


Obrigado.


Francisco

Roma, 25 de maio de 2021


As 07 Realidades, os 07 anos e os 07 Objetivos propostos pelo Papa Francisco resumidos numa imagem:



Cristo deve estar no centro de cada pessoa e família...

 

Já repararam que no catolicismo o número sete é importante?!?  É uma simbologia com uma riqueza sem fim: sete dons do Espírito Santo, sete pecados capitais, sete selos e sete trombetas no Apocalipse, sete anos de abundância e sete anos de fome com José no Egito (e as danadas vaquinhas esqueléticas), e por aí vai... Orai e Vigiai, para que nós mesmos não deturpemos as palavras de Francisco e no ativismo ecumênico, não percamos Cristo de vista e não fiquemos órfãos de mãe, pois temos Maria. 


Uma coisa é utilizar a imagem da "Mãe Terra" como uma evocação poética e bela. Outra é pegar um poema de São Francisco, a encíclica do Papa Francisco e alguns de seus discursos e ficar repetindo em tudo quanto é reportagem e documentos "temos que proteger a nossa Mãe"! Acordem, católicos(as) postulantes a gnominhos, temos que proteger a Natureza! Nossa mãe é Maria, ou eu não fui informada que já tomaram o seu lugar no coração dos(as) católicos(as) ativistas em prol de nossa casa comum. 😔


Fonte: Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/es/messages/pont-messages/2021/documents/papa-francesco_20210525_videomessaggio-laudatosi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário