26 de agosto de 2020

Tempo da Criação 2020 (Season of Creation) - Evento ecumênico

Transposição dos textos existentes no site do evento, sob a responsabilidade da GCCM.


O "Tempo da Criação 2020" é um tempo para renovar a nossa relação com o nosso Criador e toda a criação através da celebração, da conversão e do compromisso coletivo. Durante o "Tempo da Criação 2020", nos unimos às nossas irmãs e irmãos da família ecumênica em oração e ação pela nossa casa comum.


O Patriarca Ecumênico Dimitrios I proclamou 1 de setembro como um dia de oração pela criação para os ortodoxos em 1989. De fato, o ano litúrgico da Igreja Ortodoxa começa nesse dia com a comemoração de como Deus criou o mundo. 


O Conselho Mundial de Igrejas foi chave para transformar isto em um tempo, estendendo a celebração do dia 1 de setembro a 4 de outubro. Nos últimos anos, declarações de líderes religiosos do mundo todo também encorajaram os fiéis a dedicarem tempo para cuidar da criação durante esta celebração de um mês


Seguindo a liderança do Patriarca Ecumênico Dimitrios I e o CMI, os cristãos ao redor do mundo abraçaram o tempo como parte do seu calendário anual. O Papa Francisco realizou a acolhida oficial deste tempo na Igreja Católica Romana em 2015.


O tempo começa dia 1 de setembro, o Dia Mundial de Oração pela Criação, e termina dia 4 de outubro, a Solenidade de São Francisco de Assis, santo padroeiro da ecologia amado por tantas denominações cristãs.


Este ano, em meio às crises que abalaram o nosso mundo, fomos despertados à necessidade urgente de curar as nossas relações com a criação e uns com os outros. Durante a celebração deste ano, entramos em um tempo de restauração e esperança, um jubileu pela nossa Terra que exige maneiras radicalmente novas para viver com a criação.


O "Tempo da Criação" une os 2,2 bilhões de cristãos ao redor do mundo por um mesmo propósito. Com tanta injustiça à nossa volta, agora é a hora de todos os cristãos se unirem e mostrarem ao mundo como amar uns aos outros e à criação.


As atividades do "Tempo da Criação" são coordenadas por um Comitê Diretivo Ecumênico que foi formado com o objetivo de ajudar os cristãos em todo o mundo a cumprir o propósito da celebração.


À medida que a necessidade urgente de solucionar a crise ambiental continua crescendo, as igrejas cristãs são chamadas a fortalecer sua resposta unificada. O Comitê Diretivo Ecumênico do "Tempo da Criação" se uniu para fornecer recursos com o intuito de capacitar os cristãos a responderem à nossa fé, cada qual segundo sua própria denominação, durante este tempo compartilhado de ação e reflexão.


A cada ano, o Comitê Diretivo Ecumênico sugere um tema para unificar as comunidades cristãs na celebração deste tempo.


Para o "Tempo da Criação 2020", o tema sugerido é: “Jubileu pela Terra: Novos Ritmos, Nova Esperança.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário