2 de janeiro de 2011

Intenção geral do Santo Padre para o mês de janeiro: Cuidar da Criação.

Por Pe. Paiva, SJ – Apostolado da Oração no Brasil

No princípio, Nosso Senhor e Criador tudo fez como um jardim, para ser cuidado por nós (Gn 1, 26-31). Pai carinhoso, Irmão solidário e Espírito de Amor, a Santíssima Trindade é pura comunidade, por isso perfeita Unidade. Ele quer tudo fazer para que também nós vivamos em comunhão. Assim sabemos que somos vocacionados a cuidar do patrimônio de nossa família humana, esta grande espaçonave, a Terra, da qual somos todos tripulantes.

Temos a tentação de cuidar só do que é nosso! Em muitos de nós estamos tão desligados ou deprimidos que nem cuidamos de nós mesmos! Então, como vamos cuidar do que é de todos sem uma sincera conversão?

O Papa nos convida, neste começo do ano, a rezar para que estimemos o chão, o céu, as águas, as matas, os desertos e a bicharada como dons preciosos, a serem admirados, aproveitados e bem administrados. Como aconselha São Pedro, o primeiro Papa, sejamos, na criatividade do Espírito, “bons administradores dos dons de Deus” (1Pd 4,10). Também nos convida à partilha solidária, como já está dito no Antigo Testamento: “Que não haja pobres entre vós!” (Dt 15,4).


Oferecimento diário


Deus, nosso Pai

Eu te ofereço todo o dia de hoje:

Minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras,

Minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas

Em união com o Coração de teu Filho, Jesus,

Que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo.

Que o Espírito Santo, que guiou Jesus,

Seja meu guia e meu amparo neste dia,

Para que eu possa ser testemunha do Teu amor.

Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja,

Rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês:

Que as riquezas da criação sejam conservadas,

Valorizadas e colocadas à disposição de todos,

Como dom precioso de Deus à humanidade.

E que os cristãos possam alcançar a plena unidade,

Testemunhando a todo o mundo

A paternidade universal de Deus.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário