28 de abril de 2015

Dom Sorondo: concluída Encíclica do Papa sobre meio ambiente


O chanceler da Pontifícia Academia das Ciências e da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, disse na manhã desta terça-feira, dia 28, estar pronta a encíclica do Papa Francisco dedicada a temas ambientais, cuja publicação sairá do final de maio a início de junho, assim que se concluir o trabalho de tradução em várias línguas.

Entrevistado pela Rádio Vaticano, eis o que disse o prelado argentino:

Dom Marcelo Sánchez Sorondo:
“O Papa disse na manhã desta terça-feira que a Encíclica está pronta, que estão fazendo as traduções e que, provavelmente, a mesma será publicada no final de maio ou início de junho”.

RV:
“O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, que esta terça-feira participou – na sede da Pontifícia Academia das Ciências - do seminário sobre o tema “Proteger a terra, nobilitar a humanidade. As dimensões morais das mudanças climáticas e do desenvolvimento sustentável", teve um breve encontro privado com o Papa Francisco, e na ocasião expressou gratidão por essa contribuição”.

Dom Marcelo Sánchez Sorondo:
“Ban Ki-moon está muito contente, naturalmente. De fato, este encontro se realiza para apoiar a encíclica, oferecendo argumentos especificamente científicos que naturalmente a encíclica não poderá dar porque tem um estilo pastoral.

Há dois aspectos: um é o que vem da Bíblia, em que o homem é o custódio, no sentido que deve desenvolver a Criação num modo sustentável, como hoje dizemos. Isso já o dizia Paulo VI na “Populorum Progressio”. Isso significa inclusão social, significa, naturalmente, uma agricultura que responda às necessidades reais da alimentação do povo e significa muitas outras coisas.

Portanto, de um lado, o homem é custódio da Criação num modo sustentável e, de outro, a situação – não digo da Criação, porque não podemos intervir – no que tange à Terra, a situação da Terra, é descrita principalmente pelas ciências naturais e pelas ciências sociais. Cremos que a encíclica abordará esses dois temas”.

RV:
“Como disse Ban Ki-moon, ciência e religião são mais que aliadas...”

Dom Marcelo Sánchez Sorondo:
“Sim, naturalmente, como disse Ban Ki-moon, mas como é próprio do estilo de todos os papas, que colocam sempre fé e razão em quase todas as encíclicas, porque se não houver a razão, não se pode raciocinar. A fé é organizada em conceitos e, consequentemente, desde o início, fé e razão caminham juntas. Nesse caso, talvez, haja mais razão científica que razão filosófica, mas há sempre a razão”.

Fonte: http://www.news.va/pt/news/dom-sorondo-concluida-enciclica-do-papa-sobre-meio

Nenhum comentário:

Postar um comentário