14 de abril de 2010

Haiti: Cáritas continua a levar esperança após o terremoto

Transcorridos três meses desde o terremoto que devastou o Haiti em 12 de janeiro, já se verificam progressos, graças também aos esforços da Caritas, que já atendeu mais de 1,5 milhão de sobreviventes da tragédia. O terremoto causou 230 mil mortes, destruiu completamente a infra-estrutura do país e deixou mais de 3 milhões de desabrigados.

Membros da Caritas de mais de 60 países atuaram nos trabalhos de suporte e de atendimento de emergência, fornecendo comida, alojamento, água potável, locais seguros para que as crianças possam brincar e estudar, além de assistência médica e psicológica. A rede Caritas já mobilizou mais de 10 milhões de euros para as operações no Haiti e planeja atuar na crise ao longo dos próximos cinco anos, buscando ajudar os habitantes a construir um país autossuficiente.

A organização trabalha em cooperação com diversos organismos internacionais para fornecer alojamentos provisórios aos desabrigados e até o momento já disponibilizou tendas para cerca de 100 mil pessoas em acampamentos improvisados. Os projetos de assistência médica já beneficiaram mais de 350 mil haitianos. Foram construídas 25 escolas provisórias e 53 instituições de ensino receberam apoio para retomarem suas atividades. A Caritas desenvolve também uma série de projetos de crianças e de suas famílias, separadas pelo terremoto.

A organização promoveu ainda dois encontros de agricultores, onde foram fornecidos cupons para a aquisição de sementes, fertilizantes e outros insumos agrícolas. A Caritas atua também em conjunto com os agricultores, tendo em vista evitar a erosão do solo, promovendo o plantio de árvores frutíferas.



............................................................................................................

O Brasil também responde


Em carta divulgada, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e o presidente da Cáritas Brasileira, Dom Demétrio Valentim, conclamam todas as comunidades eclesiais, paróquias e dioceses a promoverem orações e coletas em dinheiro para as vítimas do desastre.

As doações em dinheiro podem ser feitas nas seguintes contas bancárias:
. Banco do Brasil - Agência: 3475-4; Conta Corrente: 23.969-0;
. Caixa Econômica Federal - OP: 003; Agência:1041; Conta Corrente:1132-1;
. Banco Bradesco - Agência: 0606 ; Conta Corrente: 70.000-2.


CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16

Outras informações no site www.caritas.org.br

Para doações diretas à Caritas - Haiti: https://secure.caritas.org/donation.aspx?DonationTo=E&Emergency=26


Nenhum comentário:

Postar um comentário